Por Cássia Carvalho
Estar em casa não é sinônimo de viver a Semana Santa de qualquer jeito. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você.
O mundo inteiro está em Quarentena. Sim, tem uma Quarentena na nossa Quaresma. Sem muitas escolhas, tivemos que permanecer em nossos lares pelo bem comum. Neste ano, excepcionalmente, participaremos dos atos centrais da Semana Santa em nossas casas, com os nossos familiares ou sozinhos, mas sempre em unidade com a Igreja que não nos desampara.
Em todo o mundo, milhões de fiéis acompanharão transmissões ao vivo, vivendo o mistério da Paixão de Cristo com a esperança de que a Ressurreição que é atualizada na Páscoa traga neste tempo uma nova esperança. A Igreja Doméstica, portanto, precisa estar pronta para receber sacramentos tão preciosos.
Por isso, separamos aqui cinco dicas para que você viva bem essa semana, que é a mais importante do Calendário Litúrgico de um cristão.
1. No Domingo, que marca o início da Semana Santa, busque adornar algum canto da sua casa com ramos, que são o símbolo deste dia. De preferência, coloque-os na porta do seu lar, para representar a entrada de Jesus na sua casa (e na sua vida) neste tempo. Leia e medite o Evangelho segundo São Lucas, 19 (28 – 40).
2. Na Quinta-feira, dia em que tradicionalmente a Igreja realiza o rito do Lava Pés, reproduza a cena vivida por Cristo e seus discípulos com a sua família. Separe um recipiente com água e lave os pés dos seus familiares, em espírito de oração e de profunda compaixão. Aproveite o momento para exercitar o perdão e reconcilie-se com aqueles que ainda estão distantes de você por eventuais mágoas passadas/situações mal resolvidas. Leia e medite o Evangelho segundo São João, 13 (1 – 20).
3. Na Sexta-feira, dia em que se recorda a Paixão do Senhor, busque meditar, às 15h, sobre a morte de Jesus, de preferência com a Leitura do Evangelho segundo São Mateus, 27 (na íntegra), diante de um Crucifixo. Aproveite para rezar, neste mesmo horário, o Terço da Misericórdia.
4. No Sábado, busque viver o silêncio. Este dia representa uma grande espera pelo novo que vem. Evite usar a internet, ouvir músicas, ligar rádio ou TV. Reúna a sua família para a oração do Ofício da Imaculada Conceição e para a oração do Terço diante de uma imagem de Nossa Senhora. Maria foi aquela que, silenciosamente, aguardou o cumprimento das promessas divinas. Medite sobre as dores de Nossa Senhora e reze por todas as mães que sofrem no mundo.
Ao final da tarde, reúna os seus e medite com a reflexão abaixo:
“Que está acontecendo hoje? Um grande silêncio reina sobre a terra. Um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque o Deus feito homem adormeceu e acordou os que dormiam havia séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos. Ele vai, antes de tudo, à procura de Adão, nosso primeiro pai, a ovelha perdida. Faz questão de visitar os que estão mergulhados nas trevas e na sombra da morte. Deus e seu Filho vão ao encontro de Adão e Eva cativos, e agora libertos dos sofrimentos. O Senhor entrou onde eles estavam, levando em suas mãos a arma da cruz vitoriosa. Quando Adão, o nosso primeiro pai, o viu, exclamou para todos os demais, batendo no peito, cheio de admiração: O meu Senhor está no meio de nós. E Cristo respondeu a Adão: E com o teu espírito. E tomando-o pela mão, disse: Acorda, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará. Eu sou o teu Deus, que por tua causa me tornei teu filho; por ti e por aqueles que nasceram de ti, agora digo, e, com todo o meu poder, ordeno aos que estavam na prisão: “Saí!”; e aos que jaziam nas trevas: “Vinde para a luz!”; e aos entorpecidos: “Levantai-vos!.”
Clame o Espírito Santo de Deus para que livre a sua alma das mãos do inimigo, das seduções do mundo e das más inclinações da carne. Faça propósitos de mudança de vida com o coração arrependido, acolhendo a Divina Misericórdia zela por você.
A partir da noite do Sábado, prepare-se para acompanhar a transmissão da Vigília Pascal. Não esqueça de ter velas em casa, de preferência uma para cada membro da sua família, pois este é o momento em que renovaremos as promessas do nosso Batismo e ascenderemos a vela como sinal de que as trevas foram dissipadas: estamos prontos para acolher a verdadeira luz, que é Cristo Ressuscitado.
5. Finalmente, no Domingo de Páscoa, busque adornar os móveis da sua casa com toalha brancas, que representam a pureza do novo, da Ressurreição. Em família, medite com o Evangelho segundo São João, 20 (na íntegra). Não se esqueça que esse deve ser um dia de alegria e de muito louvor. Dê o seu melhor para Deus nas vestes e na arrumação da casa, com amor e simplicidade de coração. Realize atos concretos de caridade para com aqueles que você conhece.
Comments